Como fazer as pessoas abrirem seu e-mail marketing

No email marketing, fazer uma análise de métricas é extremamente importante para definir o sucesso de uma campanha. Essa, inclusive, é a melhor forma de conhecer as preferências de sua audiência e planejar envios futuros.

Uma das principais métricas que você precisa levar em consideração é a TAXA DE ABERTURA de seus emails, e o motivo é um pouco óbvio: se as pessoas não abrem sua mensagem, elas não vão ler seu conteúdo e não vão tomar nenhuma ação.

Ou seja, seu envio não terá nenhum resultado.

Você sabia que diversos fatores influenciam diretamente a taxa de abertura? É justamente sobre isso que falo no post de hoje.

Separei 8 DICAS PRÁTICAS que vão te ajudar (e muito) a produzir um email marketing arrasador. Não dá pra perder!

Por que fazer as pessoas abrirem seus emails?

Antes de partirmos para as dicas, é importante entender porque é importante fazer com que as pessoas abram seus emails.

O primeiro motivo é bem claro: porque elas precisam ler sua mensagem.

A taxa de abertura também está relacionada diretamente à entregabilidade. Ou seja, quanto mais pessoas abrem seu email, mais os provedores (Gmail, Outlook, Yahoo…) vão entender que sua mensagem é relevante.

Dessa forma, aumenta a probabilidade deles encaminharem seus emails para a caixa principal/prioritária de seus contatos.

8 dicas para melhorar a taxas de abertura de seu email marketing

Para separar estas dicas, eu parti do pressuposto de que você já está usando nossa regra básica antes de fazer seus envios:

O email deve ser usado para enviar conteúdos importantes e de interesse.

É isso. Se sua mensagem é importante e seu contato vai se interessar pelo assunto, é hora de partir pra ação!

Questões técnicas que aumentam a taxa de abertura de um email

1) Boa lista de contatos: antes de pensar no conteúdo de seu email, você precisa ter uma boa lista de contatos. Isso significa que é importante ter uma lista com o endereço de pessoas que pediram para receber suas mensagens.

Nesse tópico, é importante ressaltar um detalhe: NUNCA, em hipótese alguma, compre listas de emails.

Quando você envia uma mensagem para contatos vindos de uma lista comprada, além de estar fazendo algo antiético e criminoso, também está entrando em uma “bola de neve do terror”.

Isso porque as pessoas que estão nesta lista não te autorizaram a mandar mensagens. Portanto, mesmo que você insista em enviar algo para elas, provavelmente seu email nem chegará à caixa de entrada.

E quanto menos eles chegam, menos os provedores vão entendê-los como importantes. Assim, a tendência é que seus envios parem de ser entregues (inclusive para quem deseja recebê-los), sejam marcados como spam e até caiam em uma blacklist.

Agora que você já conhece esses motivos, consegue perceber o quanto é importante começar certo.

Se você já começa no email marketing da maneira errada, não existe milagre que te ajude. Suas campanhas vão dar errado.

2) Base de contatos higienizada: depois de conseguir uma boa lista de contatos, é importante que você faça uma higienização, ou seja, exclua todos os emails inválidos ou inativos.

Vou te dar um exemplo que, de fato, aconteceu comigo.

No ano passado, um de nossos clientes na Pocket Lab nos disse que tinha uma base de emails (de clientes antigos) que nunca recebeu nenhuma mensagem.

Este cliente tinha autorização para enviar emails marketing, mas nunca tinha feito. Quando preparamos a 1ª campanha, não podíamos simplesmente pegar essa lista de contatos, que já estava parada há alguns anos, e simplesmente enviar.

Nós não podíamos fazer isso porque provavelmente alguns contatos já não existiam mais e a lista poderia ter endereços inválidos ou com erros de digitação.

E enviar emails para uma lista suja, que é aquela composta por endereços inválidos/inexistentes/inativos, aumenta a taxa de rejeição do seu email, o que faz com que seus envios parem de chegar na caixa de entrada das pessoas.

Sendo assim, tivemos que usar uma ferramenta (recomendo o SafetyMail) para fazer a higienização daquela lista de contatos.

3) Ferramenta de qualidade: um outro ponto que aumenta a taxa de abertura de seus emails é o uso de uma ferramenta confiável e de qualidade.

Atualmente existem diversas ferramentas disponíveis no mercado. Algumas mais caras, outras mais baratas; algumas brasileiras, outras importadas…

A questão é que definir a ferramenta ideal para seu negócio também influencia a entregabilidade.

Isso porque alguns procedimentos realizados antes e durante o envio, como mandar os emails em “ondas”, aumentam as chances de seu email cair na caixa de entrada com destaque/preferência.

Aqui no Email de Elite, recomendamos 3 ótimas ferramentas:

Não se esqueça que é de muito importante pesquisar e descobrir qual ferramenta tem um melhor desempenho para seu tipo de negócio.

4) Segmentação de contatos: agrupar seus contatos em pequenas categorias também faz toda a diferença. Fazendo uma segmentação, você consegue criar emails diferenciados para públicos específicos.

Você pode separar sua lista de contatos de algumas formas. A mais simples dela é por gênero.

Vamos supor que seu negócio é uma loja de roupas que atende o público masculino e feminino. Neste caso, é interessante criar uma lista apenas com emails do público feminino e outra com o masculino.

Dessa forma, você pode enviar emails e informações que apenas interessam às mulheres ou são de interesse exclusivo de homens.

Uma outra opção é segmentar os contatos pelo nível de relacionamento com sua empresa. Neste agrupamento, é possível criar 3 grupos: o de clientes regulares, o de prospectos e ainda o de clientes inativos/antigos.

Estas são apenas dicas para quem está começando. Quanto mais emails você envia, melhor conhece sua base de contatos e consegue informações para criar outras segmentações.

Questões práticas que aumentam a taxa de abertura de um email marketing

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Abaixo estão listadas as principais preocupações que você deve ter na hora de criar o conteúdo de seu email.

1) Assunto:

O assunto do email é um ponto extremamente importante e decisivo para sua taxa de abertura.

Uma vez que é a primeira coisa que seu contato vai ler quando receber uma mensagem sua, o título é o que faz uma pessoa decidir abrir (ou não) seu email.

Portanto, no momento de pensar em um bom assunto vale a pena lembrar daquele antigo clichê: a primeira impressão é a que fica. Você precisa pensar em um texto atrativo para convencer o leitor a abrir sua mensagem.

Na hora de pensar em títulos irresistíveis, não se esqueça de usar alguns gatilhos mentais, como: 

  • Curiosidade (Ex: Você não acredita que…)
  • Conteúdo de valor
  • Novidade
  • Senso de urgência. (Ex: Leia até 21h)

Além disso, vale lembrar que um bom assunto deve ser simples, objetivo e possuir em média 35 caracteres (para que possa ser lido totalmente pelo celular).

⚠️ ALERTA: o assunto é SIM um dos pontos mais importantes de seu email marketing. Porém, de nada adianta criar um título extremamente atrativo e NÃO entregar o conteúdo prometido no corpo de seu email.

Na verdade, isso é uma péssima prática chamada de clickbait. Se você fizer clickbait, muito provavelmente será marcado como fazedor de spam.

#FicaADica: É melhor fazer um título pouco atrativo e entregar um conteúdo valioso do que ser absurdamente atrativo no assunto e não entregar o conteúdo prometido.

2) Remetente

A forma como você personaliza o remetente de seus emails pode fazer toda a diferença na hora de seus contatos decidirem ler ou não aquela mensagem.

Uma DICA DE OURO relativa ao remetente de seu email é:

Sempre coloque o nome da pessoa que vai enviar. Não envie em nome da empresa.

Pessoas gostam de se conectar com pessoas. Sendo assim, a probabilidade de alguém abrir uma mensagem escrita por você, por uma pessoa, é maior e gera mais conexão.

Por exemplo: se eu, Gabriella, estou enviando o email, devo colocar no remetente: Gabriella, do E-mail de Elite.

Um remetente pessoal como este é muito mais atrativo do que um mais institucional, enviado por “Email de Elite”, por exemplo.

Vale ressaltar que essa pessoalidade também é válida para o endereço de email. gabriella@emaildeelite.com.br é bem mais interessante que institucional@emaildeelite.com.br.

3) Texto de apoio/preheader

Sabe quando você recebe um email e ao lado do assunto aparece um textinho com as primeiras palavras da mensagem?

Pois bem, esse é o texto de apoio, também conhecido como preheader!

E o que a maioria das pessoas não sabe é que, em diversas ferramentas de email marketing, ele pode ser PERSONALIZADO.

O preheader é um “pulo do gato” que faz muita diferença. Depois que você começa a usá-lo com sabedoria, percebe sua importância.

Muitas vezes, esse texto de apoio é utilizado como uma continuação do título. Já que você tem caracteres limitados para fazer um bom assunto (o ideal é que sejam 35), é possível uma esse texto como uma 2ª oportunidade para convencer seu contato a abrir o email.

Além dessa questão, o preheader também é importante por uma questão técnica. Os provedores (Outlook, Gmail, Yahoo) leem este texto a fim de avaliar se aquele email é interessante/importante para quem está recebendo.

👉 Portanto, não perca a oportunidade de usar o texto de apoio estrategicamente.

4) Horário e dia do envio

Por fim, outro ponto que influencia sua taxa de abertura é o horário e o dia de seus envios. Ao contrário do que muitos imaginam, NÃO existe uma regra para definir o melhor momento de enviar emails.

A melhor opção é fazer TESTES até conhecer as preferências de seu público. Se você sabe que seus contatos têm um horário livre na 2a. feira de manhã (por exemplo), por aí.

Porém se você não conhece sua audiência, uma dica é começar enviando emails nos 3 dias que são estatisticamente mais prováveis de conseguir uma boa taxa de abertura.

Bora partir pra ação?

Agora que você já tem várias dicas para melhorar a taxa de abertura de seus emails marketing, é hora de colocar a mão na massa e já começar a produzir.

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