Email marketing: o que enviar para sua lista de contatos

Enviar um email marketing interessante é tão importante quanto gerar novos leads. Afinal, você só consegue criar conexão com seu público (e vender mais) quando oferece, para além de ofertas e produtos, um conteúdo de valor.

Pensar em assuntos interessantes e ao mesmo tempo importantes para sua lista de contatos pode parecer uma tarefa complicada, mas é justamente para te ajudar nessa questão que estou fazendo este post.

Então se você quer conferir algumas dicas de conteúdos para enviar por email, fica ligado aqui, tenho certeza que será útil para você!

Antes de definir o conteúdo, é muito importante que você determine qual será o modelo deste email.

Existem várias opções disponíveis, mas gostamos de usar especificamente 2 TIPOS DE EMAIL MARKETING que geram excelentes resultados. São eles:

Email Preto no Branco

Como você pôde ver no exemplo acima, o email Preto no Branco é simples, minimalista e pessoal, muito parecido com aqueles que você envia para amigos e colegas de trabalho.

Na grande maioria dos casos, o Preto no Branco é escrito e enviado em nome de alguma pessoa (geralmente quem está à frente da empresa), e não enviado em nome da organização. Isso gera uma aproximação e conexão com o leitor.

Fazer um email marketing deste tipo é bem prático: você cria o texto, coloca imagens (caso queira; não é obrigatório), assina e faz o envio. Simples assim!

Talvez você esteja se perguntando: “Sério que é só isso? Não é muita vergonha mandar um email simples assim?”.

Digo isso porque também já pensei dessa forma! Relutei muito para enviar esse tipo de email, até que me rendi e consegui resultados resultados incríveis.

Algumas pessoas também acham que esse tipo de envio não é profissional, que pode não ser interessante para quem está recebendo.

Porém, depois de muitos trabalhos na área, percebi que o formato do email não importa tanto, o mais importante é a comunicação, a MENSAGEM que você está enviando.

Com isso, não estou querendo dizer que o Preto no Branco deva ser feito de qualquer jeito, com erros e pouco cuidado, muito pelo contrário.

Não é porque se trata de uma mensagem minimalista que você não deve se esforçar para fazer uma boa comunicação. A questão é que para alguns negócios, menos é mais. 

Você só precisa estar com a mente aberta e estar disposto a testar esse modelo de email. Depois que fizer isso, você vai ver uma porta de oportunidades se abrir!

Quer saber mais sobre o email Preto no Branco? Clique aqui.

Email Zé Bonitinho

Já o Email Zé Bonitinho tem uma proposta diferente do exemplo anterior, sendo mais elaborado e sucinto que o Preto Branco.

Geralmente produzido por alguém que entende de edição de imagens, este tipo de email marketing tem como foco a experiência VISUAL do leitor.

Com muitas imagens e cores, ele busca oferecer uma leitura rápida, agradável e informativa. Na maioria dos casos, o email Zé Bonitinho é usado para o envio de produtos/ofertas.

Dicas de conteúdo para seu email marketing

Agora que você já conhece esses 2 importantes tipos de email, fica mais fácil definir o que enviar em cada um deles.

5 ideias de conteúdos para email Preto no Branco:

1) Boas-vindas: modelo ainda feito por poucas empresas, é extremamente importante para começar uma relação com as pessoas que se inscrevem em sua lista.

Muitas empresas deixam em seus sites um espaço para clientes se inscreverem em suas newsletters.

Dessa situação, duas coisas geralmente acontecem: 

  • Algumas nunca chegam a enviar email marketing e usam essa ferramenta apenas para recolher contatos;
  • Outras já começam enviando ofertas e produtos, o que pode gerar certo incômodo.

Por isso, se uma pessoa assina sua newsletter, vale muito a pena você enviar um email Preto no Branco como forma de um primeiro contato.

Agradeça a ela por estar ali, diga como funcionará seus emails e a frequência com que entrará em contato.

2) Convite para um evento: se você está organizando alguma novidade, o Preto no Branco é o email ideal para criar uma conexão com seus contatos e mobilizá-los para participar de seu projeto.

3) Apresentar casos de sucesso ou depoimentos: enviar histórias bem sucedidas ou depoimentos de clientes satisfeitos só oferece benefícios: ao mesmo tempo em que você humaniza e fortalece sua marca, também cria uma relação mais próxima com o leitor.

4) Convite para pesquisa de satisfação: está procurando entender melhor seu público e pensar em pontos de melhoria para seu negócio? Um email Preto no Branco com um texto interessante e a solicitação para participação em uma pesquisa de satisfação é uma ótima ideia!

5) Emails que geram valor: a essa altura, ficou claro que o email marketing precisa ser importante e oferecer, também, um conteúdo de valor. Por isso, você pode enviar emails Preto no Branco com informações, dicas e curiosidades sobre seu mercado. Lembre-se: fornecer algo (conhecimento) sem pedir nada em troca valoriza sua marca.

Como você já deve ter percebido, se seu objetivo é criar uma conexão com seu contato, o Email Preto no Branco é a opção ideal.

5 ideias de conteúdos para email Zé Bonitinho:

1)  Apresentar produtos em oferta: com uma comunicação rápida e visual, seu contato consegue ver suas ofertas assim que abre o email. Além disso, caso tenha interesse em comprar algum produto, é só clicar em botão para ser direcionado à página de venda. Sendo assim, o email Zé Bonitinho aumenta a velocidade de sua conversão.

2)  Magazine: neste modelo, é possível colocar várias informações em um mesmo email. Por exemplo: você pode enviar um resumo da semana, criando um bloco apenas para falar sobre o novo post no seu blog, outro para enviar exemplos de inspiração para seu público e mais um para destacar uma iniciativa legal idealizada por algum de seus clientes, por exemplo.

3) Lançamento de produto: sua empresa está lançando um produto novo, nada mais justo do que criar um email mais rebuscado e que destaca as cores da sua identidade visual.

4) Divulgar conteúdo de blog e redes sociais: o email Zé Bonitinho te permite selecionar os melhores (e mais estratégicos) conteúdos e organizá-los de forma visual, na qual o leitor tem a oportunidade de consumir seu conteúdo de forma visual.

5) Mix de produtos relacionados: que tal reunir diversos produtos de sua loja e organizá-los visualmente para parecem um conjunto? 

Por exemplo: se você tem uma loja de roupas, pode organizar um look completo (com calça, blusa e casaco) de forma que pareçam uma coisa só. Fazendo isso, você estimula seu cliente a comprar 3 produtos e não apenas 1, o que ajuda a aumentar seu ticket médio por venda.

Quantas ideias, não é mesmo?

Agora que você já tem acesso a esse material, é hora de colocar a mão na massa e já começar a produzir seus próprios emails, sejam eles Preto no Branco ou Zé Bonitinho.

Se você tem alguma dúvida sobre o uso do email marketing em seu negócio, comente aqui 👇 e em breve vamos te responder!

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