O email marketing morreu?

Em tempos de sucesso e crescimento de redes sociais como Instagram e Facebook, empresários e profissionais da comunicação começam a questionar a eficiência de uma importante ferramenta de marketing digital: o e-mail. 

Muitos, inclusive, dizem que o email marketing morreu. Mas isso é verdade? 

A resposta é muito mais profunda do que você imagina.

O email chato, que é enviado diversas vezes, não agrega valor e nem busca se aproximar do leitor já não tem mais espaço no mercado.

Emails com textos “frios”, enviados para quem não deseja recebê-los ou aqueles tradicionais de boas festas (vindos de empresas que nunca entram em contato durante o ano) estão mais do que mortos.

O e-mail que gera excelentes resultados

Já o email marketing importante, inteligente, que gera valor e cria uma conexão com o leitor está MAIS VIVO DO QUE NUNCA.

Pense na seguinte situação: você é dono de uma imobiliária e pretende enviar para sua lista de contatos um e-mail falando sobre os melhores bairros para se viver em sua cidade.

Isso agrega valor? Sim. É importante para seu público? Sim. Então certamente esse e-mail vai ser positivo e trazer bons resultados.

Por outro lado, se não existe muita interação dos clientes com a sua marca e ainda assim você envia emails com grande frequência, isso não faz sentido e se torna chato, o que reduz (e muito!) as chances de ele abrir o email.

Portanto, fica aqui uma regra básica para ponderar se vale a pena ou não enviar um email:

Se a mensagem que você está enviando é importante e a pessoa quer saber, então esse e-mail está mais vivo do que nunca, as pessoas vão abrir e vão consumir.

Entendeu a diferença?

É importante? Envia.

Não é importante? Não envia.

Simples assim.

Isso significa que você deve parar de usar as outras redes sociais?

Nem pensar!

O email marketing é importante e pode gerar excelentes resultados, mas não deve ser sua única frente de atuação.

Tente ver suas estratégias de marketing digital como um time de futebol. O e-mail é um dos principais jogadores, com potencial para se tornar o seu artilheiro de vendas.

No futebol, nenhum time entra em campo com apenas um jogador. No marketing, a ideia é a mesma: ter apenas uma estratégia digital não funciona perfeitamente. 

Sendo assim, você precisa de um artilheiro com a retaguarda de outros 10 jogadores. Simples: é necessário fazer uma construção completa, não depender apenas de um fator variável.

A independência do e-mail marketing

Navegar nas redes sociais do momento é realmente uma ótima proposta. Baixo investimento, alto faturamento…

O grande problema é que você se torna refém destas redes sociais. Um exemplo é o que ocorreu com o Instagram no ano passado.

A cada semana novas regras surgiam até que ficou impossível manter uma estratégia orgânica (ou seja, não paga) por lá, especialmente para pequenos negócios.

Além disso, no Instagram (e em outras redes sociais) você não tem sua lista de contatos. Caso ele pare de funcionar ou finalize as operações, sua empresa perderá todos os seguidores (contatos).

Ou seja, os seguidores são do Instagram.

Neste cenário, o email aparece como uma excelente estratégia porque vai além das redes sociais.

Com o email marketing, você trabalha com os SEUS contatos.

O email te permite construir bases proprietárias (que pertencem à sua empresa). 

Se, de repente, sua ferramenta de automação para de funcionar, sua empresa consegue consegue pegar todos os contatos de emails e levar para outra plataforma.

Essa é a parte principal para você construir um negócio duradouro no meio digital e que sobrevive às ondas das redes sociais.

Novamente, é importante lembrar que isso NÃO significa que você deve parar de usar redes sociais, muito pelo contrário.

O que seu negócio não deve fazer é dependente exclusivamente de redes sociais porque você não tem controle sobre elas. 

Com o email marketing, quem está no controle é você. 

Depois de tudo isso, fica claro que o email é uma ferramenta importante e que pode fazer toda a diferença em seu negócio, permitindo o aumento das vendas e a conquista de autoridade.

Ainda não se convenceu? Confira estes dados!

Retorno sobre Investimento (ROI)

O e-mail marketing é a mídia que gera o maior ROI para negócios digitais. Uma das principais razões para este apontamento é o custo-benefício: as campanhas de email atingem um grande número de pessoas por um baixo custo unitário.

Segundo pesquisas da área, uma compra feita a partir de e-mail marketing tem até 3 vezes maior valor do que aquelas advindas de publicações em redes sociais.

Estudos acadêmicos

Segundo pesquisa da Cultura Colaborativa/SocialBase, um blog que sobre empreendedorismo e inovação:

  • 52% dos brasileiros usam pelo menos uma hora do dia para ler emails;
  • 58% deles clicam na caixa de entrada assim que recebem uma nova notificação.

De acordo com a McKinsey, uma empresa americana referência em consultoria empresarial:

  • Os e-mails são 40 vezes mais eficientes na conquista de novos clientes do que o Twitter e o Facebook juntos.
  • O e-mail converte três vezes mais do que as redes sociais.

Após a análise de diversas pesquisas, pode-se concluir que os principais objetivos de campanhas de email marketing são: 

  • Vendas
  • Engajamento
  • Reconhecimento de marca
  • Criação de autoridade

Não compare resultados

Como já foi dito aqui, usar e-mail marketing não cria nenhum tipo de competição entre as outras redes sociais. Na verdade, sua estratégia deve ser realizada em diversas mídias.

Dessa forma, não é interessante comparar os resultados de cada mídia. No email, os números são tão importantes quantos os resultados a longo prazo que sua empresa irá desfrutar. 

O que mais interessa é a porcentagem das pessoas que clicam na mensagem e interagem com você.  É preciso analisar o resultado a partir das vendas, do ROI.

Agora já deve ter ficado claro pra você que o email marketing NÃO MORREU, não vai morrer e é uma excelente forma de acelerar sua construção de autoridade e gerar mais vendas pro seu negócio.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o uso do email marketing na sua estratégia de mídias sociais, deixe nos comentários aqui embaixo.

Será um prazer te ajudar!

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