Qual o melhor dia e horário para enviar email marketing?

“Qual o melhor dia e horário para enviar campanhas” é uma das principais dúvidas de quem está começando no email marketing.

Independente da área de atuação ou do tamanho da empresa, no final, o que todas querem é ter suas mensagens abertas.

Uma vez que a taxa de abertura está diretamente relacionada às oportunidades de venda, é importante pensar, para além de um conteúdo interessante, no dia e horário ideais para enviar seu emails.

E é justamente sobre isso que falarei aqui.

Ah! No fim deste post eu deixei para você um GUIA para você descobrir o melhor dia e hora para você enviar suas campanhas de e-mail marketing. Vale a pena conferir!

Explicado isso, é hora de começar.

Depois de criar uma mensagem importante e bem formatada, pensar em um assunto interessante e selecionar as pessoas que devem receber este email, é hora de fazer o envio.

E neste momento bate aquele nervoso em que muitas pessoas pensam “eu não posso falhar agora, portanto, qual será o melhor dia e hora para mandar essa mensagem?”.

Para essa pergunta, existem duas respostas possíveis (que variam de acordo com cada negócio).

E neste momento bate aquele nervoso em que muitas pessoas pensam “eu não posso falhar agora, portanto, qual será o melhor dia e hora para mandar essa mensagem?”.

Para essa pergunta, existem duas respostas possíveis (que variam de acordo com cada negócio).

 1)  Iniciante no email marketing e com uma pequena lista de contatos:

Nesta situação, é importante saber que não tem um melhor dia e horário. Em um primeiro momento, o dia e horário de seus envios não fazem TANTA diferença assim.

É claro que você ainda precisa fazer testes e conhecer o melhor momento para seu público. E é isso que eu explico um pouco mais à frente.

Se este é o seu caso, não se preocupe. Está tudo bem! As empresas que conseguem grandes resultados com email também já foram novatas um dia.

2) Empresa que já usa o email marketing como estratégia digital: 

Os negócios que possuem uma lista mais consolidada e já têm o hábito de mandar emails estão em uma situação bem diferente.

Portanto, neste caso, a resposta para a pergunta “qual o melhor dia e horário para enviar” é DEPENDE!

Depende do público, da estratégia e do objetivo que a mensagem possui.

A questão é que, independente do grau de maturidade da sua empresa, é preciso fazer algumas pesquisas e testes a fim de definir o melhor dia e horário para mandar emails.

E o meu objetivo aqui é te ajudar a encontrar a melhor solução!

Mitos sobre o envio de email marketing

Antes de falarmos sobre o “momento ideal”, é importante conhecer alguns achismos comuns no mundo dos emails.

Segunda e sexta-feira são dias péssimos para enviar campanhas

Não que eu concorde com isso, mas se você está começando, realmente não acho uma boa opção começar enviando mensagens nestes dias.

Geralmente, as pessoas ficam bastante ocupadas na segunda-feira. Afinal, o primeiro dia da semana é a hora para se organizar e cumprir tarefas que ficaram acumuladas.

Portanto, se você envia um email na segunda, é provável que as pessoas prestem menos atenção do conteúdo de sua mensagem (ou, talvez, nem a abram).

Já na sexta-feira, a situação é inversa: geralmente as pessoas estão se desconectando e se preparando para o fim de semana.

Com isso, a possibilidade de seu contato estar disposto a abrir um email marketing (e comprar através dele) é bem menor do que em outros momentos da semana.

Vale lembrar que isso é apenas um conselho, NÃO É UMA REGRA.

Inclusive, você DEVE enviar emails na segunda e sexta-feira pelo menos uma vez para analisar como sua audiência irá responder.

Quem sabe esses são bons dias para suas campanhas? Só descobre quem faz o teste!

Emails comerciais não devem ser enviados no fim de semana

Assim como o exemplo anterior, este é um mito que não se aplica a todos os negócios. O desempenho de emails enviados no fim de semana VARIA de negócio para negócio, de audiência para audiência.

Em relação a isso, tenho um exemplo pra você. Essa situação aconteceu com uma de nossas clientes, que é dona de uma Escola de Gastronomia.

Um de seus cursos iria acontecer em uma segunda-feira. Na sexta-feira anterior, ela nos informou que haviam 7 vagas restantes.

Assim, a cliente decidiu fazer um email marketing que seria enviado no sábado de manhã na tentativa de conseguir mais alunos.

Adivinha qual foi o resultado? Ela PREENCHEU as 7 vagas ainda no sábado, apenas com aquele email!

Sabe por que ela conseguiu esse resultado no fim de semana? Porque o público dela tem tempo para ler emails no fim de semana.

Então esse é um bom exemplo que mostra que a ideia de não mandar emails no fim de semana não é uma regra.

Na verdade, ela está mais relacionada aos hábitos de consumo do que um “excelente dia para enviar”.

#FicaADica: antes de enviar um email no sábado, se coloque no lugar de sua audiência. Pense nas perguntas “será que eu gostaria de receber isso no sábado?”, “eu teria tempo pra ler isso no sábado ou isso indifere?”.

Afinal, no email marketing o importante é ENTENDER o seu público.

Como já disse antes, não deixe de testar envios em diferentes dias e horas para analisar o comportamento de sua audiência. Isso é muito importante.

O que considerar para definir o melhor dia e horário para enviar emails

Agora que você já conhece alguns pré conceitos do email marketing, você precisa conhecer alguns pontos importantes na hora de definir o momento mais adequado para enviar suas campanhas.

Audiência

Não faz sentido pensar em email marketing sem conhecer o público que vai recebê-lo.

Para ter sucesso, é preciso entender quem é sua audiência, quais seus hábitos e preferências e ainda qual é o melhor momento para ela consumir seu conteúdo.

A cada campanha enviada, você passa a entender seus contatos cada vez melhor. Assim, definir um bom dia e horário para enviar emails vai se tornando uma tarefa mais simples com o passar do tempo.

Se você está dando os primeiros passos e não sabe como pensar em um momento para os envios iniciais, tem duas opções:

  • Seguir seus instintos: nesse caso, é importante se colocar no lugar da pessoa que vai receber sua mensagem. Tente pensar “qual seria o momento mais adequado para essa pessoa abrir um email marketing?”
  • Fazer uma pesquisa: ninguém conhece melhor seu público do que ele mesmo. Não tenha vergonha de perguntar aos seus contatos os horários e dias que preferem receber seu conteúdo.

Objetivo do email marketing

Um outro fator que influencia (e muito) a definição do melhor dia e horário é o objetivo, a estratégia daquela mensagem.

Pense na seguinte situação: sua empresa vende software de gestão para gestores, supervisores e gerentes empresariais.

Você acha que enviar um email de vendas no sábado de manhã seria uma boa ideia?

Certamente não! Muito provavelmente NÃO. As pessoas só abrem emails relativos ao trabalho quando estão trabalhando.

Portanto, enviar uma mensagem desse tipo no fim de semana é ineficiente. A chance de seu público tomar alguma ação a partir dela é MÍNIMA.

Por isso é extremamente importante analisar seus objetivos antes de disparar suas campanhas. Você precisa pensar no momento em que as pessoas estarão disponíveis e mais propensas a prestar atenção na sua mensagem.

Às vezes, uma campanha mal sucedida NÃO indica que seu produto é ruim. Ela pode apenas mostrar que ele não foi importante no momento em que o email foi enviado.

Tempo de disparo

Keyboard blue enter button with mail symbol

Se a intenção é fazer com que as pessoas abram seu email em um determinado horário (como, por exemplo, na hora do almoço), é muito importante considerar o TEMPO DE DISPARO da mensagem.

Isso porque a partir do momento em que você clica no botão “enviar email”, sua ferramenta leva alguns minutos para processar toda a informação.

Além disso, ela não manda sua mensagem para todos os contatos de uma única vez. O envio geralmente é realizado por partes, e o tempo entre um envio e outro pode ser de 15 a 20 minutos.

Portanto, se você pensa em enviar campanhas em horários específicos, envie mensagens alguns minutos (cerca de meia hora) ANTES do momento desejado.

Título do email marketing

Agora você deve estar se perguntando por que o assunto é importante para definir o melhor momento de mandar mensagens.

E a resposta é a seguinte: você pode escolher o melhor dia e horário do mundo, mas se NÃO fizer um título interessante, sua campanha provavelmente não terá uma boa taxa de abertura.

A combinação desses dois fatores é o que torna seu email IMPORTANTE NO MOMENTO CERTO:

Uma mensagem importante, com um assunto irresistível e enviada em um bom dia e horário fazem a combinação perfeita de um email marketing com boa taxa de abertura.

LEMBRE-SE: Prestar atenção em pequenos detalhes é tão importante quanto acertar o melhor dia e horário para sua audiência.

O ponto de partida para quem está começando

Dias da semana

Nesse caso, vale levar em consideração os estudos feitos por diversas ferramentas de email marketing.

Uma recente pesquisa do MailChimp que analisou a abertura de mais de 1 bilhão de mensagens apontou uma tendência (que pode ser muito útil para você):

  • Em geral, os melhores dias para enviar emails são quinta, quarta e terça-feira, nessa ordem. 

Portanto, considerando o comportamento de seu público e sua estratégia, é possível testar estes 3 dias como ponto de partida para seus envios.

Vale ressaltar que isso NÃO É UMA REGRA, apenas um guia para quem está dando os primeiros passos.

Mas não se esqueça: também é importante testar outros dias da semana para conhecer melhor sua audiência.

Horário

No que diz respeito ao melhor horário, vale começar a pensar em termos de janela de tempo, no momento em que a maioria das pessoas estão disponíveis.

Sendo assim, vale a pena pensar:

  • Manhã: antes das pessoas saírem para o trabalho, talvez entre às 7h e 9h;
  • Horário do almoço;
  • Final da tarde;
  • Noite. 

LEMBRETE: Não faz sentido pensar no melhor dia e horário se você NÃO envia emails com REGULARIDADE.

Exercício

Agora que você já sabe todos os detalhes para um envio de sucesso, é hora de colocar a mão na massa.

Clicando neste link, você confere o exercício que preparei para te ajudar a descobrir os dias e horários ideais para seus emails.

Mão na massa

Agora você tem um dever de casa para ser feito. Escolha o melhor método para seu negócio, faça o download da atividade e comece a fazer os testes.

Com o tempo, você vai conhecendo melhor o seu público e fazendo novas descobertas!

Bom trabalho!

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários. Será um prazer te ajudar!


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